Logo Exedra

 Publicado a 27 de Dezembro de 2015     Número Destaque

Número temático – Educação Especial: contributos para a intervenção

Número temático completo | Editorial


Secção I: Estudos de investigação-ação em alunos com NEE

O papel dos pares na inclusão de alunos com NEE: programa PARES
Isabel Borges & Ana Coelho

Quando os Problemas de Comportamento criam Necessidades Educativas Especiais – Intervenção comportamental numa perspetiva sistémica
Rita Silva & João Vaz

Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais: Um estudo de caso
Maria de Fátima Rafael & João Vaz

Contributo dos Sistemas Aumentativos e Alternativos para a promoção da comunicação em crianças com Paralisia Cerebral: Intervenção e estudo de um caso
Maria da Luz Almeida & João Vaz

Secção II: Estudos de revisão, ensaios e pesquisa empírica em EE

Inclusão de alunos com DAE: Estratégias na sala de aula
Leonor Ribeiro & Susana Mateus

Literacia Emergente – Desenvolvimento de Competências Sociais e Comunicacionais em crianças e jovens com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental
Maria João Santos

Línguas e Linguagens. Língua Gestual Portuguesa e Português
Isabel Correia

A avaliação de necessidades de apoio no desenvolvimento de Planos Individuais de Transição
Miguel Santos; Manuela Sanches-Ferreira; Pedro Lopes-dos-Santos; Mónica Silveira-Maia; Susana Martins & Sílvia Alves

Comunicação em Intervenção Precoce
Paula Santos; Fátima Feliciano & Sandra Agra

A Auto e Heterorregulação em crianças com Necessidades Educativas Especiais
Paulo Dias; Alda Novais; Manuela Gonçalves & Pedro Flores

Atividades Assistidas por Cães: Estudos de caso de alunos com Necessidades Educativas Especiais
Vera Paixão; Ana Magalhães & Liliana de Sousa

Secção III: A internet como recurso para projetos de EE

“Fácil de @prender!” Um projeto de acesso à inclusão
José Correia Lopes

Compartilha de saberes e não saberes como meio para a promoção da Leitura e Escrita em crianças com Necessidades Especiais
Teresa Margarida Sousa; Paula Santos & Ana Margarida Almeida

Comunicação e Linguagem: Espaço online de compartilha e de autoformação em TIC para a Educação Especial
Oksana Tymoshchuk; Ana Margarida Almeida & Paula Santos

EDUCIF: Projeto de desenvolvimento de uma plataforma online de apoio à avaliação e intervenção com referência à CIF-CJ
Carla Maia & Ana Margarida Almeida

Secção IV: Autoavaliação do sistema e dos profissionais de EE

Autoavaliação dos intérpretes de Língua Gestual: Estudo exploratório
Ana Rodrigues & Cidália Ferreira Alves

O contributo da família na escola: Estudo da satisfação da família com os Serviços de Educação Especial
Marlene Silva & Manuela Saches-Ferreira

Estudio comparativo sobre el concepto, las prácticas y la organización escolar en el desarrollo de la inclusión en España y Portugal
Mª Dolores Molina Jaén & Anabela Panão Ramalho



Exedra - Revista Científica / ISSN 1646-9526