Logo Exedra

 Publicado a 24 de Julho de 2015     Número Destaque

Número Temático de 2015 – Didática do Português: Investigação e Práticas

 

Indice | Editorial | Número Completo

—————————————————————————————

Didática/Didática do PLNM

Barbara Hlibowicka-Węglarz
A língua Portuguesa em Lublin: passado, presente, futuro

Lola Geraldes Xavier
Para além da didática: desafios da Escola e do professor do século XXI

Elsa Cristina Marques de Oliveira
Isabel Aires de Matos
O ensino em Contexto de Diversidade Linguística. Que percursos Metodológicos?

Ignacio Vázquez Diéguez
Alguns francesismos em português

Maria Alice Cardoso dos Santos
Do outro lado do espelho: Português como língua segunda na educação pré-escolar

Maria José Gamboa
Resistências e condições de eficácia para a construção de leitores em Português língua estrangeira – o que dizem os alunos sobre práticas de leitura extensiva

Leitura e Escrita

Adriana Baptista
Imagens e promoção da compreensão no ensino da língua no 1º Ciclo do Ensino Básico

Cristina Manuela Sá
Didática da leitura e metas curriculares. Estudos nos primeiros anos

Luísa Álvares Pereira
Luciana Graça
Contributos para a aprendizagem de escrita. Dos princípios de ação à sequência de ensino como eixo da aprendizagem de produção de textos

Luís Filipe Barbeiro
Reescrita: domínio e alargamento dos recursos linguísticos

Pedro Balaus Custódio
Como vos atreveis a mentir, Senhora? Rosas em Janeiro? A revisitação de uma lenda: Um diálogo intertextual no Ensino Básico

Rómina de Mello Laranjeira
Literacias de formandos em contexto de educação de adultos

Gramática

António Pais
Elementos de integração didática e ensino da gramática

Celda Morgado Choupina
Particularidades da sintaxe dos predicados verbais e do ensino da transitividade no 2ª Ciclo EB

José António Costa
Celda Morgado Choupina
Adriana Baptista
Inês Oliveira
Joana Querido
Género gramatical: a complexidade do conteúdo e a sua abordagem nos documentos reguladores do ensino do Português no 1º Ciclo EB

Lídia do Nascimento Nunes
Importância do texto literário para a aquisição e consolidação de estruturas verbais

Natália Albino Pires
“Tu qué pô o péu na beça?” – Consciência lexical e aprendizagem da leitura: o papel dos prestadores de cuidados para o desenvolvimento lexical da criança



Exedra - Revista Científica / ISSN 1646-9526