Publicado a 31 de Julho de 2012 Número Temático
Número Temático de 2012 – Português: Investigação e Ensino
O coordenador de edição: Pedro Balaus Custódio
É com grande satisfação que a Exedra publica mais um número integralmente consagrado ao ensino do Português. No trilho da anterior edição de 2009, o título agora disponibilizado constitui uma nova etapa na apresentação periódica de investigações e de boas práticas neste âmbito.
A aprendizagem de uma língua não é uma tarefa conclusa, nem tão-pouco um domínio que não esteja sujeito a constantes estímulos e renovações. Ensinar e aprender constituirão sempre tarefas que colocam a todos desafios permanentes. Assim, a divulgação destas coletâneas de estudos decorre da necessidade de partilha de saberes, de experiências e, sobretudo, de reflexões sobre linhas investigativas no ensino do Português.
Editorial
- 01 – As Raízes Greco-latinas da Língua Portuguesa e a sua importância no ensino do Português
Gabriela Barroso de Almeida & Ana Miguel de Paiva
- 02 – Escrever: Processo e emoção nos alunos do ensino básico
Luís Filipe Barbeiro
- 03 – Brincando às/com as conjunções
Maria Alice Simões Cardoso
- 04 – Entre Línguas se (des) constrói o texto: interferência linguística da Língua Gestual Portuguesa no Português
Isabel Sofia Calvário Correia
- 05 – Aqui há Som: Consciência Fonológica e Diversidade Textual
Isabel Sofia Calvário Correia & Rita Maria Ribeiro Gonzalez
- 06 – A história e as histórias do género em português: percursos diacrónicos, sincrónicos e pedagógicos
José António Costa & Celda Morgado Choupina
- 07 – Experiências significativas de leitura no 2º CEB – Representatividade e qualidade dos textos literários
Pedro Balaus Custódio
- 08 – A Flor vai pescar num Bote: uma dualidade pictórica
Anabela de Oliveira Figueiredo
- 09 – A tradução e interpretação de provérbios e expressões idiomáticas em língua gestual – equivalentes linguísticos e culturais
Maria José Duarte Freire
- 10 – Possibilidades e pontos de resistência na recepção do Plano Nacional de Leitura – Para uma análise de práticas de leitura
Maria José Gamboa
- 11 – Influencia de las creencias de las docentes en el proceso de alfabetización inicial
María Rosa Gil & Montserrat Bigas
- 12 – A Educação Bilingue de Alunos Surdos. Da Legislação às Práticas
Maria do Céu Ferreira Gomes
- 13 – Gestuar e Ouvir: Divergências e Convergências entre os CODA licenciados em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa e os não-CODA licenciados em Língua Gestual Portuguesa
Luísa Gonçalves
- 14 – Building bridges between texts: From Intertextuality to intertextual reading and learning. Theoretical challenges and classroom resources
Tzina Kalogirou & Vasso Economopoulou
- 15 – Era uma vez… o verbo: abordagem do verbo no 1º ano
Maria João Loureiro
- 16 – Sensibilização ao género e ao número gramaticais no Pré-escolar
Anabela Marques Esgalhado Fonseca Machado
- 17 – Gente de papel e tinta: A construção de personagens numa oficina de Escrita Criativa
João de Mancelos
- 18 – Literacia Familiar e Desenvolvimento de Competências de Literacia
Lourdes Mata
- 19 – Ler no ecrã: contributo para uma reflexão sobre estratégias de ensino da leitura na aula de Português
Dulce Helena M. R. Melão & João Paulo R. Balula
- 20 – Conhecimento lexical e consciência morfológica em alunos chineses de PLE: reconhecimento, interpretação e utilização de elementos prefixais do português
Susana Margarida Nunes
- 21 – Ensinar português/LE na Universitat de Barcelona Ensinar português/LE em Portugal
Rosa Oliveira & Ignacio Vázquez
- 22 – O trabalho com a escrita na escola: modos de (des)envolvimento e propostas de didactização nos 1.ºs ciclos de ensino
Luísa Álvares Pereira & Luciana Graça
- 23 – O avental das estórias. Um projeto do agrupamento de escolas de Buarcos
Isabel Oliveira & Mª Albertina Pereira
- 24 – Aprender a Arte de Escrever no 1º CEB – o contributo do PNEP
Cristina Pinto
- 25 – Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais
Natália Albino Pires
- 26 – Os Manuais Escolares do 3.º ano no Ensino da Compreensão de Leitura
Maria Helena Santos Ramos
- 27 – “Bom Português” – para tudo aprender… e aprender a usar, em todas as disciplinas
Branca Luísa dos Santos Rodrigues
- 28 – Transversalidade da língua portuguesa: representações, instrumentos, práticas e formação
Cristina Manuela Sá
- 29 – Aspeto verbal na LGP
Neuza Santana
- 30 – “Olhos que ouvem… Mãos que falam. Aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa por parte de Alunos Ouvintes”
Gabriela Cristina Ribeiro Silva
- 31 – SignWriting: um sistema de escrita das línguas gestuais. Aplicação à Língua Gestual Portuguesa
Rafaela Cota da Silva
- 32 – Crescer bilingue: As crianças ouvintes filhas de pais surdos
Joana Rita da Silva Conde e Sousa
- 33 – “Sonhar, mas um sonho possível”: a realidade em torno de um projeto de leitura
Keila Vieira de Sousa
- 34 – Programas de Português do Ensino Secundário em Portugal e no Brasil: orientações teóricas
Souza, Marinete Luzia Francisca & Messias, Carla
- 35 – NPP – Desenvolver a competência de escrita
Graça Trindade & Madalena Relvão
- 36 – Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica
Fernanda Leopoldina Viana, Iolanda Ribeiro, Sandra Cristina Santos & Irene Cadime
- 37 – Ensinar Gramática pela Abordagem Ativa de Descoberta
Lola Geraldes Xavier